Documentos históricos

𝓛𝓲𝓿𝓻𝓸 𝓭𝓮 𝓶𝓪𝓽𝓻𝓲́𝓬𝓾𝓵𝓪𝓼

O documento abaixo é o Livro de Matrícula dos alunos de 1931 a 1948. Consta o nome dos alunos, suas datas de nascimento, naturalidade, filiação e profissão do pai, além das médias e situação final do ano letivo. Àquela época, Pomerode ainda fazia parte do município de Blumenau!

O professor responsável pelos registros foi o Sr. Rodolfo Hornburg (pai da professora Úrsula Greuel, cuja entrevista está disponível neste blog).

Entre os registros, chama a atenção o grande número de pais cuja profissão era lavrador, mostrando que na época, a principal atividade econômica do município era a agricultura.

Pode ser uma fonte de pesquisa importante, porque durante este período aconteceu a 2ª Grande Guerra Mundial, que teve reflexos aqui na nossa região por causa da ascendência germânica. A língua alemã, por exemplo, foi proibida durante um tempo e houve duras perseguições pela campanha de nacionalização do governo Vargas. Essa campanha foi o conjunto de medidas tomadas durante o Estado Novo de Getúlio Vargas para diminuir a influência das comunidades de imigrantes estrangeiros no Brasil e forçar sua integração junto à população brasileira. Livro completo no link


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Professora Maria Cristina