Dr. Amadeu Felipe da Luz nascido em Blumenau, a 13 de setembro de 1892, foi um autêntico descendente de seu honrado e veterano pai, o eminente Dr. Hercílio Pedro da Luz, e guardou no seu coração todas as sublimes virtudes de sua ilustre progenitora, Dona Etelvina Ferreira da Luz, virtudes consubstanciadas num extremo amor à família.
Ingressou na faculdade de Medicina satisfazendoo desejo do pai, mas, entretanto, o chamavam para outro setor da atividade, e transferiu para a Faculdade de Ciências Jurídicas (Direito), tendo como mestres juristas de maior renome e como condiscípulos, entre outros, Evaristo de Moraes, de quem foi amigo inseparável e com quem, durante todo o curso, disputou os primeiros lugares.
Foi nomeado Promotor Público de Araranguá, função que exerceu por um ano e posteriamente, exerceu os cargos de Juiz de Direito em Canoinhas e Palhoça e alcançando em 1920, por merecimento, sua designação para Blumenau, onde, por mais de uma década, presidiu destinos judiciários da comarca, já então a mais movimentada do Estado.
Amadeu Felipe da Luz foi, ainda, a personificação da bondade, da honradez e da cultura da gente de Santa Catarina e seu coração bateu, sempre as mesmas pulsações, num ritmo único de amor e de carinho à terra fecundada de Blumenau, que viu nascer.
Este sempre soube distribuir justiça a quem dela necessitasse, sem olhar crença, cor ou pessoa. Faleceu a 2 de setembro de 1934, vive na saudade comovente dos blumenauenses, como exemplo magnífico de justiça, direito, integridade e dever cumprido.

Nenhum comentário:
Postar um comentário